quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cruzeiros no Alasca

Fazer um cruzeiro no verão remete sempre à ideia de paradas em praias convidativas, tomar sol no deque ou relaxar na piscina. Não se o cruzeiro de verão for pelo Alasca, o isolado estado norte-americano que vira uma interessantes rota marítima entre junho e setembro, quando o clima fica mais ameno e permite a navegação por sua costa e seus fiordes. Embarcações dos mais variados tipos e tamanhos rumam ao norte, passando por grandes cidades como Seattle e Vancouver, e lugarejos escondidos entre geleiras e montanhas, que marcam a paisagem quase o tempo todo. Mas a grande atração é o avistamento de baleias-jubarte, que, assim como os navios de cruzeiro, procuram o Alasca no verão.
A maior parte dos navios partem de Seattle, na Costa Oeste americana, e retornam para o mesmo porto, mas há aqueles que terminam na canadense Vancouver ou no próprio Alasca. Três cidades principais recebem os cruzeiristas. Em Ketchikan, a "capital mundial do salmão", a pesca é a principal atividade. Em Skagway, construções à beira-mar lembram os tempos dos primeiros garimpeiros. Ali é possível sobrevoar de helicóptero o glaciar Chilkat ou fazer um passeio de trem em White Pass.
Juneau, a capital do estado, tem no teleférico de Mount Roberts, no glaciar de Mendenhall e, sobretudo, na observação de baleias no Canal de Gastineau suas principais atrações. As paradas ali costumam ser de dia inteiro, de manhã à noite — apenas no relógio, já que praticamente não escurece no verão do Alasca.
Entre as belezas naturais, chamam a atenção o Tracy Arm, um fiorde de cerca de 50 quilômetros de comprimento, e a geleira Hubbard, que tem 3.496,5 quilômetros quadrados de área. As colônias de animais marinhos em Icy Strait Point também são atrações imperdíveis, onde se pode ver lontras-do-mar, focas, golfinhos e, com sorte, orcas.
A Norwegian tem atualmente dois navios na costa do Alasca, o Norwegian Jewel e o Norwegian Pearl, em cruzeiros de sete noites (a partir de US$ 414 por pessoa, em cabine dupla interna). Os navios, com capacidade para 2.300 passageiros, não são os únicos gigantes no Pacífico Norte. O moderno Radiance of the Seas, da Royal Caribbean, também tem cruzeiros de sete noites, saindo de Vancouver e chegando em Seward (a partir de US$ 709,86). A linha Celebrity, da Royal Caribbean, com navios menores e mais luxuosos, tem roteiros de uma semana (a partir de US$ 894,17), com o Millennium e o Infinity.
Para quem quer mais tempo para explorar o estado mais isolado do território americano, uma boa opção é o MS Amsterdam, da Holland America, que parte e chega em Seattle num cruzeiro de 14 dias (a partir de US$ 1.699). E quem viaja com crianças tem a opção de embarcar no cruzeiro de sete noites do Disney Wonder (a partir de US$ 2.261), com direito a programação especial para crianças e adolescentes, tanto a bordo quanto nas paradas.
Navios menores, para até 100 passageiros, também circulam pelo Pacífico Norte. Empresas como Lindblad Expeditions e American Safari Cruises têm programações mais voltadas ao aspecto natural, chegando mais perto das bordas dos fiordes, cachoeiras e da vida selvagem.

Reportagem retirada do caderno Boa Viagem do site http://www.oglobo.globo.com/



 

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