quarta-feira, 18 de abril de 2012

Companhia aérea permite que passageiro despache a própria bagagem

No novo Terminal 4 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o passageiro da Webjet já pode fazer o check-in, imprimir o bilhete aéreo, pesar a bagagem e despachá-la - o que não exclui etapas dos procedimentos de segurança dos aeroportos. Os dois novos totens de auto-atendimento, já instalados mas ainda em fase de testes, permitem inclusive que o passageiro pague pelo excesso de peso. O objetivo da companhia é dar agilidade às operações e evitar filas.

O presidente da companhia, Julio Perotti, declarou ser um investimento em tecnologia e inovação:
- Decidimos investir nesta automação, pois acreditamos que a solução é prática e dará ainda mais agilidade no embarque dos nossos passageiros. Estamos acompanhando os testes e até agora registramos um resultado muito satisfatório - disse, acrescentando que acredita que em pouco tempo os passageiros estarão familiarizados com o sistema.

No aeroporto de Montreal, desde 2004, os passageiros podem etiquetar as próprias bagagens em mais de 70 quiosques de auto-atendimento. A Air Canada também utiliza o serviço em alguns aeroportos do país, inclusive em voos internacionais para a França e a Inglaterra. Nos Estados Unidos, onde as regras de segurança são mais rígidas, a American Airlines testou um sistema semelhante durante seis meses no aeroporto de Austin, no Texas, mas ainda não divulgou planos de implantar em larga escala o serviço.

Retirado do caderno Boa Viagem do site http://www.oglobo.globo.com/

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